Mensagem do Bispo Diocesano aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados, fiéis leigos e leigas de nossa Diocese
No dia de hoje festejamos Nossa Senhora Aparecida. Em seu belo santuário, esta devoção aparece com força. É manifestação do amor de Deus e sua proteção, por intercessão de Nossa Senhora, a mãe do Filho de Deus.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida é pequenina e sinaliza sua humildade. Ela, sendo puríssima e privilegiada por Deus, com
a abundância da graça divina, se fez pequena e servidora. Colocou-se inteiramente à disposição do projeto de Deus; “Eis aqui a serva do Senhor, faça se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Por isso Deus a exaltou e a glorificou, como ela mesma disse em seu cântico: “todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). Isto se realiza plenamente, como diz o Concílio Vaticano II: “Por graça de Deus, exaltada depois do Filho acima de todos os anjos e homens, como Mãe Santíssima de Deus, Maria esteve presente nos mistérios de Cristo e é merecidamente honrada com culto especial pela Igreja” (LG 66).
Nossa Diocese, que tem sete paróquias a ela dedicadas e muitas comunidades, quer hoje venerar Maria, agradecer a Deus porque, nela, nos deu uma mãe amorosa para nos acompanhar por toda a vida, até nos entregar nos braços do Pai. Peçamos por nossa Pátria, da qual Maria é padroeira. Que ela interceda, proteja e nos ajude a construir um país mais fraterno, justo e alegre. A imagem de Nossa Senhora Aparecida mostra-nos sua alegria com um sorriso singelo e amigo.
Justamente naquela época dramática, onde a escravidão no Brasil era terrível, ela dá esperança e anima a prosseguir com muita fé em Jesus, nosso salvador. Jesus e Maria nos garantem que há salvação sim para cada um de nós, para nossa pátria e para todo mundo.
Nossa amada Padroeira estendei sobre nós vosso manto azul e protegei-nos de todo mal. Ajudai nossa Igreja de Santo André, seguindo vosso exemplo, a ser mais acolhedora e missionária.
Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano
“Em nome de Jesus”
Fonte: Diocese de Santo André