A Celebração Eucarística pelo encerramento do Ano Scalabriniano aconteceu na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, a Igreja Matriz de São Bernardo, no dia 9 de novembro, quarta-feira, e foi presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini e concelebrada pelo Pe. Alejandro Cifuentes Flores, CS, com a presença dos missionários scalabrinianos e padres diocesanos.
O bispo diocesano em sua homilia falou da Festa Litúrgica da Dedicação da Basílica do Latrão: “A Liturgia de hoje recorda a consagração da Basílica de São João de Latrão, que é a Catedral do Papa, sendo a mãe de todas as igrejas, dando sentido que a partir dela temos uma única mãe.” “Essa passagem nos recorda que o lugar sagrado é Jesus, o caminho, a verdade e a vida, que Ele está presente em nós, não somente no meio, existe sim o templo de pedra, mas existe também o coração de cada um, onde Ele está presente, sendo cada um morada de Deus. Somos imagem e semelhança de Deus”, ressaltou Dom Pedro.
No final da homilia, Dom Pedro falou sobre a história dos Missionários Scalabrinianos para a região do Grande ABC, que muito antes da existência da Diocese de Santo André assumiram o compromisso que o próprio Scalabrini deixou ao passar pela cidade, encontrando traços de imigração, viu uma oportunidade para trazer os missionários e cuidar dos fiéis da região.
O Ano Scalabriniano foi instituído no dia 07 de novembro de 2021, para celebrar o 25º aniversário da beatificação de João Batista Scalabrini e, no meio deste tempo, houve a notícia da canonização de Scalabrini, a qual ocorreu no dia 09 de outubro, presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro.
A deputada estadual Carla Morando recebeu um presente do Papa Francisco, entregue por nosso bispo diocesano, pois em sua visita Ad Limina, contou ao Papa a atuação da deputada contra o deputado Frederico D´Avila, que ano passado proferiu ofensas direcionadas ao Papa Francisco, ao Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à comunidade católica.
Fonte: Diocese de Santo André