No último dia 21 de Dezembro, comemoramos mais um ano da existência de nossa Paróquia São José, são 111 anos de história e crescimento da comunidade na graça de Deus, com a intercessão da Virgem Maria e do nosso padroeiro São José. Recordando a história, nossa comunidade começou a se formar com a vinda, em 1893, de famílias de imigrantes italianos, época em que surgiu a primeira capela, que foi dedicada a São José. Essa comunidade pertencia a Paróquia de São Bernardo, que em 1904 passou a ser dirigida pelos Scalabrinianos e em 1911 com as atividades e empenho do Pe Luiz Capra, Dom Duarte Leopoldo e Silva, então arcebispo de São Paulo, se estimulou a erigir a primeira Paróquia de Ribeirão Pires em 21 de Dezembro do mesmo ano, tendo como seu primeiro pároco o Pe. Tarcisio Zanotti.
De lá para cá, tivemos a presença de 49 dirigentes espirituais, que passaram por aqui, com suas indas e vindas, sempre mostrando muito trabalho e dedicação para com o povo. Ao completar 100 anos de existência, um ano inteiro de preparações e celebrações foram dedicados a esta ocasião. Podemos lembrar da belíssima celebração eucarística, presidida pelo Sr. Cardeal Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes e com a presença do superior provincial Pe. Alfredo Gonçalves, e demais sacerdotes, também, ao longo daquele ano, tivemos diversas apresentações musicais e finalizando, um jantar de confraternização. Além, da publicação do livro “100 anos de evangelização”, que traz ricas recordações de nossa comunidade.
Nossa igreja, neste tempo, passou por uma reforma necessária na parte interna, que só foi possível com o apoio e contribuição de todas as pessoas da comunidade, hoje podemos ver quão bela está. Com a pandemia do COVID-19, ficamos impossibilitados de nos reunirmos para celebrar as missas, mas pela graça de Deus e contribuição de várias pessoas, foi possível continuar a propagar o evangelho de Jesus Cristo através das atuais mídias sociais, o que permitiu nos aproximar em torno de Jesus e da palavra de Deus.
O apoio de todos e a contribuição de cada um, pertencentes ou não aos movimentos pastorais, ajuda a fortalecer física e espiritualmente a história de nossa comunidade, onde podemos nos sentir sempre acolhidos a receber a palavra de Deus com amor. Que em 2023 possamos fortalecer ainda mais nossa Paróquia a fim de levar a Boa Nova do Evangelho a todos que necessitam.
Texto: Eduardo Pol | Foto: Acervo de Joel Maziero (in memorian)